MANUTENÇÃO PREVENTIVA COM UMA GESTÃO INTELIGENTE

 

     Fala-se muito sobre a importância da manutenção preventiva nos condomínios. Mas, são poucos os síndicos que realmente deixam o prédio em perfeitas condições de uso. Por falta de verbas, má informação ou simplesmente desleixo, serviços necessários vão sendo deixados para trás, sucateando os edifícios. E preciso ter consciência de que a revisão é uma coisa simples e é muito mais fácil do que deixar estourar os problemas gerando gastos maiores.

     Algumas iniciativas podem transformar a sua gestão, marcando-a na história do condomínio. Para que fique na memória dos moradores como uma das melhores administrações já exercidas, alguns cuidados são essenciais. Uma administração eficiente exige planejamento, controle e principalmente parceria com os colaboradores (funcionários) e os condôminos para definir as metas do condomínio.

 

Superdicas:

  • Inicie a economia inteligente com uma medida que não exige gastos. Oriente e divulgue informações aos empregados e aos condôminos, colocando avisos e cartazes em pontos estratégicos, sobre o combate ao desperdício. Estimule a conscientização para um consumo racional.
  • O conceito de economia inteligente poderia ser resumido da seguinte forma:

Economizar naquilo que estou gastando desnecessariamente.

Se a noção de necessidade parece subjetiva demais, basta se perguntar se é necessário, por exemplo, manter todas as luzes das áreas comuns acesas 24 horas, quando os sensores de presença já são hoje tão difundidos. A lógica da chamada economia inteligente é assim:

Soma rigor contra desperdícios e atenção as novas soluções tecnológicas.

  • Se existe alternativa mais eficiente, certamente estou perdendo dinheiro ao não aproveita-las.

Quando reduzir despesas condominiais torna-se algo tão necessário, nenhum sindico pode ficar de fora desta nova forma de economizar. Para três grandes despesas, luz, agua e elevador, já há tecnologia para ajuda-lo nesta empreitada;